Blog do Prof Nescau

sábado, 19 de maio de 2012

Ultramaratonas – Para quem não tem preguiça de correr

Por William Meirelles - Professor GF CORRIDA


As ultramaratonas estão em alta. A cada dia surge uma nova prova de tirar o fôlego. Encara o desafio? Se você já corre maratonas é um forte candidato ao time.

Provas com mais de 48 km são consideradas ultramaratonas e podem chegar até mais de 240 km de distância. A maioria dos praticantes prefere ficar nas dist6ancias intermediaras, entre 50 a 80 km.
Especialistas afirmam que correr 80 km não é dobro de trabalho da maratona e nem precisa treinar o dobro. O objetivo é ensinar o seu corpo a suportar as longas distâncias e fazê-lo recuperar o suficiente para isso. O ideal manter uma corrida longa semanal e o quanto mais longa ela for, mas o corpo precisará de descanso.


Para se ter uma idéia de como é o treinamento para uma ultramaratona de 80 km, Deve-se fazer o treinamento de força na musculação, combinados com alongamentos e somente correr de 80 km a 90 km semanais, corredores profissionais nunca fazem 80 km em um dia e trabalhar bem o psicológico.
A recuperação tem que ser suficiente. As grandes distâncias são extenuantes e é imprescindível programar o descanso no dia seguinte. Saiba parar. 
Algumas provas são famosas no Brasil. Uma delas é a Volta à ilha de Florianópolis, que duplas superam o percurso de 150 km e Desafio Urubici, em Santa Catarina também, onde os participantes encaram o 50 km numa temperatura de menos 5ºC.
O desafio é grande, portanto é importante para quem pretende encarar o desafio é sempre estar acompanhado do professor em Educação Física para discussão de melhor forma de garantir sucesso no objetivo.

Um comentário:

Elías Benavides disse...

Blz professor! que bom te encontrar por aqui. Abraço!