Blog do Prof Nescau

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Correr não é suficiente? Vai para o TRIATHLON

Por William Meirelles - Professor GF CORRIDA


Esporte olímpico desafiante e atraí mais e mais adeptos. Se você gosta de desafios, é esse o esporte
.
Se você quer evitar saturação de somente uma prática desportiva, vai gostar dessa modalidade. O triathlon junta a natação, o ciclismo e a corrida em uma prova só. Para quem procura superação e desempenho achou a atividade certa.
A palavra Triathlon teria surgido em 1904, nos Jogos Olímpicos de Saint Louis, onde ocorreu um evento que consistia as provas de salto em distância, tiro ao alvo e 100 metros rasos.



Em 4 de setembro de 1921, em um clube de natação na cidade francesa de Marselhas, surgiu um evento com as características do triathlon moderno chamado “A Prova dos Três Esportes”, que consistia em 7 km de ciclismo, 5 km de corrida e finalizava com 200 m de natação, nado costas, em que o atleta entrava e saía da piscina a cada 25 metros.
E nada se ouviu sobre triathlon até chegar ao ano de 1974, nos Estados Unidos, onde em um clube de atletismo, ao dar férias para seus atletas, o treinador prescrevia treinamentos que consistiam em natação e ciclismo para descansarem um pouco do atletismo. Ao voltarem das férias, o treinador fazia um teste com eles para saber se tinham cumprido a planilha de treinamento que era: Nadar 500 metros, pedalar 12 quilômetros e correr 5 quilômetros. A brincadeira perdurou por três anos, sofrendo modificações até a forma atual e primeira apresentação nas olimpíadas de Los Angeles em 1984.



A primeira prova no Brasil foi em sete de fevereiro de 1982, mas as distâncias e ordem das modalidades não eram as atuais, sendo 950 metros  de natação, 7,5 km de corrida e 15 km de ciclismo. Em 13 de maio de 1983, no Rio de Janeiro, foi realizada a primeira prova com a ordem correta das modalidades, nas distâncias 1000 m de natação, 43 km de ciclismo e 11 km de corrida.
O corredor pode levar vantagem no triathlon, pois a corrida e o ciclismo utilizam-se dos mesmos músculos.  A parte mais difícil fica por conta da natação, mas nada que um pouco de dedicação aos treinamentos e esforço não pode ser superado. O importante é estar com um condicionamento físico adequado, exames médicos devidamente realizados. Já estar participando de corridas de rua ajuda e ter consciência que está fazendo duas novas atividades numa mesma atividade.



O triathlon exige muito esforço do praticante, portanto, não tem desculpa, não dá mais para fugir do treinamento de força (musculação). Para agüentar a atividade precisa estar com a musculatura em dia, principalmente, para preservação das articulações.  Saiba organizar a agenda, pois o mais difícil para os triatletas e conciliar trabalho, estudo e treinamentos.
O triathlon trabalha todo o corpo de forma equilibrada, aumento da capacidade aeróbica, além dos benefícios psicológicos. A atividade não é moleza, pessoas que não complementam  a praticam com a musculação, correm o risco de lesões musculares e articulares. Outros problemas como a desidratação, insolação, quedas da bicicleta e até engolir muita água  acompanham o triatleta, portanto cuidados são necessários como em toda prática desportiva.

Nenhum comentário: