Blog do Prof Nescau

terça-feira, 22 de maio de 2012

DESCANSAR É PRECISO – TREINAR BEM NÃO QUER DIZER TREINAR COM EXAGEROS


Por William Meirelles - Professor GF CORRIDA

A sensação de bem-estar durante e após uma corrida é tão boa e tão grande que dá até vontade de correr mais, não é?  Tem dias que a corrida está tão legal que dá para “esticar” um treino já longo de 15Km e fazer 20Km, ou dar cinco ‘tiros’ ao invés três programados. Afinal –pensamos - treinando mais, só temos a ganhar, não é? Depende! O treinamento segue princípios básicos que contêm vários tipos de treinos, uma alimentação adequada ao seu treino e, principalmente, a recuperação.



Ou seja, não é necessário chegar ao extremo, muito menos ultrapassá-lo. Pode parecer zelo demais, mas não é: Os excessos levam à queda de rendimento, a lesões ou à temida “síndrome do supertreinamento”.
Supertreinamento ou overtraining é uma consequência do excesso de exercícios. A pessoa perde rendimento de tanto treinar. Ela pensa que sua performance caiu por falta de treino e aumenta a intensidade, piorando ainda mais a situação.  Sintomas de overtraining: cansaço para atividades diárias, perda de massa muscular, fadiga muscular precoce, falta de minerais e vitaminas, desidratação e perda de apetite.
Se você acompanha uma planilha feita por um professor de Educação Física ou até mesmo se segue uma sugerida por uma revista, vai ter benefícios. Mas, se treinar além do que o recomendado, não necessariamente terá mais resultados e, pior, poderá desenvolver lesões, como inflamações e fraturas.
Correr o dobro da planilha não lhe garante benefício. É necessário obedecer ao volume de treino indicado para que não fique desproporcional em relação aos outros da semana. Além disso, se a pessoa correr mais em um dia, não conseguirá fazer a progressão da próxima semana.



Correr sempre correr a mesma distância e com a mesma intensidade faz com que o organismo se ‘acostume’ muito ao treino, reduzindo os resultados. Um corredor que faz quatro treinos na semana, com 6 km, 10 km, 12 km e 8 km, está mais condicionado que um corredor que faz todos os dias 10 km.
O descanso é essencial para que o corpo reponha o glicogênio muscular e regenere as musculaturas, melhorando os resultados.
A dor é um aviso do corpo de que o limite foi ultrapassado. Ë o principal indicio de uma lesão. Portanto, não treine com dores. Se ocorrer uma lesão, procure um médico para resolver seu problema  - e descanse!
Em resumo, claro que é importante ter metas e querer melhorar sempre. Mas exagerar e ir além dos seus próprios limites só o expõe a riscos, sem garantir melhoras de resultados. Respeitando os limites de seu corpo e seguindo o que é proposto em sua planilha, certamente você alcançará seus objetivos com atividade física.  Sem exageros!

Nenhum comentário: