Blog do Prof Nescau

domingo, 6 de setembro de 2015

PERCENTUAL DE MULHERES COM OBESIDADE É MAIOR QUE O DE HOMENS

PERCENTUAL DE MULHERES COM OBESIDADE É MAIOR QUE O DE HOMENS.

Doença crônica, mais prevalente em todo mundo, está cada vez mais presente em nosso meio, com crescimento alarmante, principalmente nas mulheres, o percentual de mulheres que sofrem com a obesidade é maior do que o de homens, apontou a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada nesta sexta-feira (21) pelo IBGE.

De acordo com o estudo, a partir dos 35 até os 44 anos as mulheres passam a ter maior percentual de sua população com sobrepeso. Nessa faixa etária, por exemplo, 63,6% das mulheres apresentaram excesso de peso, enquanto os homens, 62,3%. Os homens lideram no sobrepeso na faixa que vai de 30 a 34 anos. Mulheres lideram, contudo, nas faixas subsequentes.

As mulheres também estão na frente, desta vez, levando em consideração todas as faixas etárias, no percentual da população obesa, que é quando o IMC (Índice de Massa Corporal) é igual ou maior a 30 quilos por metro quadrado.
A faixa que apresentou maior obesidade entre as mulheres é de 55 a 64 anos de idade, com 32,2% da população feminina nessa condição, enquanto o percentual de homens é de 23%. A circunferência da cintura, um indicador de excesso de peso que aumenta o risco de problemas cardiovasculares, é maior nas mulheres que nos homens.

Das mulheres de 30 a 34 anos entrevistadas, 42,1% possuíam a chamada circunferência da cintura aumentada, ou seja, acima do ideal. O número aumenta gradativamente nas faixas etárias seguintes até os 65 a 74 anos, quando 70,7% das mulheres se encontram nessa situação. Homens nessa condição correspondem a 38,4% do total da faixa etária.

O que ajuda a explicar esse aumento da população feminina obesa, é a necessidade cada vez maior de incrementar a renda familiar, o que leva bilhões de mulheres a ter uma sobrecarga total de trabalho, somando às atividades domésticas, com consequente menor tempo para "se cuidar", maus hábitos alimentares, sedentarismo e ansiedade, que muitas vezes leva à compulsão alimentar(desejo incontrolável por comer) normalmente no final do dia.

É fundamental o acompanhamento com um especialista a fim de corrigir os fatores causadores do excesso de peso.

Procure um endocrinologista!

#Repost @sergiodefaria

Nenhum comentário: