Blog do Prof Nescau

terça-feira, 3 de setembro de 2013

GF CORRIDA - A Importância do Treino Regenerativo

Por que você deve incluir a corrida regenerativa em seu treino?
Especialistas dão atenção especial ao treino regenerativo, que nada mais é que uma corrida, caminhada ou outras atividades de baixa intensidade, que tem a função de fazer a recuperação muscular, das fibras e do sistema cardiovascular, pois ativa a circulação e leva oxigênio para grupos musculares trabalhados na corrida.
Esse tipo de corrida evita lesões musculares e a possibilidade de overtraining (cansaço devido ao excesso de treino), pois é considerado um descanso ativo do corpo. A recomendação é que após a atividade intensa ou de longa duração, de mais de 50 minutos, o corredor deve dar um descanso ao corpo de até 12 horas, para atletas profissionais e 24 horas para amadores. Depois desse descanso, a corrida leve é indicada em dois dias seguidos e com pausa na atividade forte. Ao regenerar a musculatura, o corpo absorve o treino intenso sem interferir na atividade seguinte.
Mas e o rendimento na corrida cai?
Em um estudo publicado pela Federação Espanhola de Atletismo, foi provado que o volume de treino não interfere na recuperação rápida ou lenta do organismo, e o que altera a regeneração é a intensidade e a carga da atividade.
Recuperação de acordo com o estudo:
- Treinamento de 8 km a 16 km com intensidade leve ou até 75% da freqüência máxima: recuperação em 3 a 5 horas após corrida.
- Treinamento de 4 km a 10 km com intensidade forte ou acima de 85% da freqüência máxima: recuperação depois de 54 horas.
- Treinamento de 16 km a 25 km com intensidade moderada ou até 85% da freqüência máxima: recuperação de 48 horas a 54 horas.

Nenhum comentário: