Blog do Prof Nescau

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Treinamento Orientado

Se você pode treinar sob orientação de um profissional capacitado para auxiliá-lo durante o seu treinamento, não perca tempo treinando sem planejamento.
Um profissional de educação física tem um conhecimento de áreas específicas, como anatomia humana, fisiologia básica e do exercício, biomecânica, cinesiologia, treinamento desportivo, musculação, entre outras. E na hora de prescrever o treinamento, este utiliza todos estes conhecimentos para atingir os objetivos propostos e desejados pelo cliente, seja ele atleta ou praticante normal de atividade física.
Treinos mal planejados, com cargas ou intensidades acima da capacidade individual do praticante podem acarretar dores indesejadas e lesões inesperadas, em contra partida, se o estímulo for abaixo do necessário não haverá ganho significativo de rendimento, ou seja, é como se o praticante não tivesse realizado o treino. 
Quando um profissional de educação física prescreve um treinamento, precisa levar em consideração uma serie de fatores:

  • A rotina semanal de treinos
  • Volumes e intensidades
  • Descansos ativos e passivos
  • Velocidade de execução dos movimentos.
A corrida, o ciclismo e o triathlon são modalidades que exigem um planejamento adequado das cargas, além de um conhecimento apurado da técnica do gesto esportivo em questão. A maioria dos autodidatas, muitas vezes acredita que treinando mais que os colegas ou adversários, estarão adquirindo um melhor condicionamento, e que em  alguns casos até copiam treinos de atletas profissionais com a ilusão que terão os mesmos desempenhos e o corpo deles, esquecendo-se de alguns fatores como individualidade biológica, especificidade e tempo influenciam diretamente no resultado final do treinamento além da fase do treino em que eles se encontram, até porque acreditam possuir todos os conhecimentos para treinar por conta própria. 

Infelizmente chegam a conclusão e constatam da forma menos agradável quando não há melhora do rendimento, tendo muitas vezes lesões, dores indesejadas e que na maioria das vezes irão afasta-lo forçadamente do treinamento pra que haja uma recuperação adequada.
Podemos concluir que treinar por conta própria, além de por em dúvida os benefícios e resultados esperados, há o aumento significativo do risco de lesões, forçando assim uma interrupção indesejada no treinamento para se recuperar.


Sugiro que treine de forma segura e orientada, procurando um profissional de educação física, preferencialmente, especializado na sua modalidade esportiva!

Bons Treinos!!!

Edson Ferreira “Prof Nescau” é  formado em Educação Física, Personal Trainer, Ciclista e Diretor Técnico da GF Assesssoria Esportiva. (www.gfassessoriaesportiva.com.br)

Nenhum comentário: