Blog do Prof Nescau

terça-feira, 31 de julho de 2012

Hidratação


Por: Nutricionista Débora Mocelin CRN 1466
Especialista em Nutrição Esportiva (UGF-RJ)
Especialista em Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional (UNICSUL)
Consultório: (41)3024-1015 – 9904-1258
E-mail: debora.mocelin@gfassessoriaesportiva.com.br

 A água é o nutriente mais importante do corpo humano, pois além de ser o solvente natural para os produtos da digestão, ajuda no controle das reações do metabolismo como: regulação da temperatura, volume sanguíneo e transporte de nutrientes para dentro das células.

Distribuição de água corporal:

Água Corporal
Peso Total 66%
Intracelular
37%
Extracelular
24%
Plasma sanguíneo
5% do peso total
Músculo bem hidratado
Aproximadamente 70%
Ossos
32%
Gordura
Aproximadamente 10%
Sangue
Aproximadamente 93%


Água X Exercício
A prática de exercício físico, provoca a queima de calorias, perda de água    ( em grande quantidade ) e sais minerais por meio da transpiração e do aumento da respiração cutânea.

Durante o exercício físico, os músculos geram calor, podendo produzir 20 vezes mais calor do que quando estão em repouso. O calor aumenta a temperatura do corpo inteiro ocorrendo a sudorese. Quando o suor evapora, a pele esfria, conseqüentemente, o sangue e a parte interna do corpo também ficam mais frios, ou seja, é a maneira do corpo perder calor e manter a temperatura corporal constante. Quando o corpo sua, ocorre grande perda de água do sangue, que se torna mais concentrado e fica com nível de sódio mais alto, ocorrendo a sensação de sede. A sede é um indicador de que o corpo está necessitando de água e se não ocorrer a reposição do suor perdido, ou seja, se não haver a ingestão de líquidos, o balanço de água corporal se desequilibra e, como decorrência, o corpo pode ficar superaquecido.

Em função desse superaquecimento ocorre a desidratação, ou seja, a perda de líquidos do corpo excede a 1% do peso corporal. A capacidade de trabalho e o controle da temperatura começam a diminuir a partir de 2% da perda do peso.

Como resultado, progressivamente surgem vários sintomas como:
-  Elevação da temperatura corporal;
- Sede;
- Fadiga;
- Pele seca
- Redução do fluxo urinário ( urina escura – concentrada e em pequeno volume ) e do suor;
­- Irritabilidade;
- Redução da coordenação motora;
- Freqüência cardíaca elevada;
- Confusão mental;
- Dores de cabeça;
- Queda da capacidade anaeróbica e aeróbica;
- Menor desempenho muscular;
- Choque Térmico.

A desidratação prejudica a performance no treino e na competição, além de ser um risco para a vida.

Os atletas devem estar atentos, pois a sua perda de líquido e eletrólitos é maior que a do indivíduo normal.  Por isso não se deve esperar que o organismo sinta sede para se reidratar, garantindo a ingestão de líquidos antes, durante e após os exercícios, para reposição de perdas. O principal objetivo da hidratação durante o exercício físico é evitar que ocorra desequilíbrio hidroeletrolítico e conseqüências do aumento da temperatura corporal, causados pela desidratação, que leva à diminuição da capacidade de execução do exercício e prejuízo à saúde. Mas não é só o atleta que deve cuidar da sua hidratação, as pessoas que levam uma vida sedentária, transpiram o dia todo e precisam beber, no mínimo, dois litros de água por dia.
A água pode ser uma boa opção para a reidratação durante o exercício físico, já que é facilmente disponível e ocasiona um esvaziamento gástrico relativamente rápido. No entanto, para atividades mais prolongadas ou ambientes muito quentes, apenas a água não é suficiente. Estudos comprovam que uma mistura apropriada de líquidos com carboidratos e eletrólitos podem melhorar o desempenho do atleta. O objetivo da  inclusão de eletrólitos nas bebidas esportivas ou bebidas isotônicas é a reposição do que foi perdido no suor. Quanto aos carboidratos, estes além de melhorarem a palatabilidade, têm um efeito mínimo no esvaziamento gástrico e estimula a absorção de líquidos e eletrólitos no intestino delgado. Pesquisas mostram que 6 a 8% de glicose ou polímero de glicose com pequena quantidade de sódio em uma solução isotônica são absorvidos rapidamente e ajudam a manter os níveis sanguíneos de glicose durante o exercício.

Principais objetivos das bebidas repositoras:
- Repor a água perdida pela sudorese;
- Fornecer energia através dos carboidratos;
- Reposição de eletrólitos perdidos pelo suor;
- Diminuição ou eliminação dos efeitos prejudiciais de distúrbios fisiológicos impostos ao organismo pelo exercício;
- Aumenta o paladar fazendo com que ocorra maior ingestão do líquido.

Durante o período de treinamento, é importante que o atleta se habitue a um esquema de hidratação para evitar transtornos durante a competição.

A  reposição de líquidos / fluídos para quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma:
2 horas antes do exercício
Ingestão de 500ml de líquidos
Durante o exercício
Consumir 150 a 300ml de líquidos a cada 15-20 minutos
Após o exercício
Ingerir 1 litro de líquidos por quilograma de peso perdido
  Antes da próxima prática 2 horas antes do exercício:
Repor pelo menos 80% de peso perdido.


As bebidas esportivas são recomendadas para atividades físicas prolongadas com duração superior a 60 minutos.

Como saber se a pessoa está hidratada ou não ?
Uma maneira bem simples é examinar a cor e a quantidade da urina. Se ela estiver muito escura e em pouca quantidade, significa que está concentrada com elementos de excreção e é necessário beber mais líquidos. Quando a urina estiver amarela pálida é porque seu corpo devolveu o seu equilíbrio de água normal, significando que a pessoa está hidratada.
Outro modo para monitorar a perda de suor é pesar o atleta antes e depois do exercício. Para cada quilo perdido, deve-se beber pelo menos 4 xícaras de líquido.

A hidratação é um dos fatores mais importantes durante a realização de exercícios, mas devemos tomar cuidado com o seu excesso!!

Excesso de água =  Hiponatremia

Alguns atletas acabam se preocupando demais com a hidratação, ocasionando uma aceleração da diluição do fluido extracelular, principalmente quando a água é usada como o líquido para a reposição hídrica resultando num aumento na quantidade de água corporal que os rins não conseguem compensar, combinado com uma baixa no conteúdo de sódio do corpo, ocasionando a hiponatremia.
No entanto, não podemos deixar de nos hidratar, só não podemos exagerar na cautela com a ingestão de água, afinal tudo que é demais faz mal.

Mas afinal, qual é o mais indicado no exercício, ingerir água ou bebidas esportivas?
Se o treino é  de alta intensidade e dura mais do que 60 a 90 minutos, você precisará repor os eletrólitos perdidos além da água, sendo o mais indicado o consumo de bebidas esportivas ou isotônicas.


Referências Bibliográficas:

CLARK, Nancy. Guia de Nutrição Desportiva: Alimentação para uma vida ativa. 2ªedição. Editora ArtMed. Porto Alegre 1998.












Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sempre fui a distintas nutricionistas, fez exercicio quase todos os dias da semana, mas nao consigo obter os resultados que eu quero.
Acho que vou terminar me fazendo uma cirurgia plástica em curitiba mas continuar com o exercício e a alimentação sana.