Blog do Prof Nescau

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ÁCIDO LÁTICO – INCÔMODO AMIGO

Por William Meirelles - Professor GF CORRIDA


Quando se fala em ácido lático todo mundo já se lembra daquela dor que apareceu depois do treino, daquela sensação de cansaço no final da corrida. Saiba que ela não é tão má assim.



O ácido lático é um substrato produzido pela musculatura em todo o instante, mas sua produção é aumentada  com a intensidade da atividade física que pratica. Quanto mais ação da musculatura mais aumenta a produção de ácido lático. Apesar do incomodo a produção de ácido lático é normal do corpo humano e serve também como um aviso do corpo quando estamos exagerando na dose de exercícios.
 Com a atividade aeróbia, o oxigênio remove o ácido lático à medida que ele é secretado, mas com atividades mais intensas o organismo entra em  anaerobiose, diminui os níveis de oxigênio e o volume de ácido lático aumenta e se acumula. Essa é à hora da fadiga.



Os profissionais de Educação Física, Fisiologistas e técnico usam essa condição do corpo humano em relação treinamento como avaliação para melhora de desempenho de atletas e prevenção de supertreinamento.  Com essa avaliação dá para determinar as intensidades de treinamento para atingir os objetivos de cada atleta.



O limiar de lactato é o ponto de transição entre as predominâncias entre o metabolismo aeróbico para o anaeróbio. Resumindo: é a maior velocidade que o atleta consegue realizar a atividade física sem o acumulo de ácido lático. Essa medida está diretamente relacionada com a freqüência cardíaca.
O teste é simples, mas caro. O atleta é submetido a esforço em esteira ou pista e é coletado o sangue para determinar a curva de lactato e detectar o limiar.
Lembre-se que o ácido lático, apesar de incomodar, é bom para o corpo humano. Para livrar-se das dores, realizar recuperação ativa (caminhada leve), alongamentos e massagem depois de treinos intensos.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ATLETA JUVENIL DE CURITIBA É DESTAQUE EM PROVA DE CICLISMO NACIONAL

Fabio Dalamaria, o Fabinho, conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Pista e Estrada Jr, em Maringá

O atleta curitibano Fabio Dalamaria, o Fabinho, de 15 anos, tem despontado como destaque em competições de ciclismo em todo o país. Na última semana, o ciclista da equipe GF Ciclismo/Unilance conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Pista e Estrada Junior. Fabinho levou Ouro na prova Scratch e Bronze na Perseguição Individual. As disputas foram emocionantes.



Na prova de estrada, o atleta ficou em 4° lugar, sendo ultrapassado praticamente "no risco", depois de empreender uma fuga sozinho em busca das primeiras colocações. Segundo o técnico da equipe, professor Deni Souza, e o diretor despotivo Edson Ferreira -"professor Nescau" – os atletas da equipe têm talento de sobra e poderiam alcançar destaque ainda maior em competições nacionais, se conseguissem melhor estrutura. “Ainda falta apoio, principalmente equipamentos, para que os garotos tenham condições de competir de igual pra igual com equipes de São Paulo, por exemplo, que têm aporte financeiro de até R$ 100 mil por mês. Isso faz a diferença na linha de chegada, na obtenção de melhores resultados”, afirma Nescau.
A GF CICLISMO/UNILANCE tem conseguido apoio e patrocínios importantes, mas o trabalho de sensibilização junto a empresas e organizações é grande. A equipe conquistou há pouco o patrocínio da Copel e conta também com o apoio das seguintes empresas: Consórcio Unilance, HigiControl-Soluções Ambientais, Mauro Ribeiro Sports, AW Comunicação, Itupava Construções, Pedale Bikes, Dvd Caffé, Moldura Minuto e Nutriall Suplementos Alimentares.


PARA MAIS INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS, ENTRE EM CONTATO:
AW COMUNICAÇÃO: www.adrianewerner.com.br – (41) 3082-8882
JORNALISTA ADRIANE WERNER: adriane@adrianewerner.com.br – (41) 8863-0464

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Correr não é suficiente? Vai para o TRIATHLON

Por William Meirelles - Professor GF CORRIDA


Esporte olímpico desafiante e atraí mais e mais adeptos. Se você gosta de desafios, é esse o esporte
.
Se você quer evitar saturação de somente uma prática desportiva, vai gostar dessa modalidade. O triathlon junta a natação, o ciclismo e a corrida em uma prova só. Para quem procura superação e desempenho achou a atividade certa.
A palavra Triathlon teria surgido em 1904, nos Jogos Olímpicos de Saint Louis, onde ocorreu um evento que consistia as provas de salto em distância, tiro ao alvo e 100 metros rasos.



Em 4 de setembro de 1921, em um clube de natação na cidade francesa de Marselhas, surgiu um evento com as características do triathlon moderno chamado “A Prova dos Três Esportes”, que consistia em 7 km de ciclismo, 5 km de corrida e finalizava com 200 m de natação, nado costas, em que o atleta entrava e saía da piscina a cada 25 metros.
E nada se ouviu sobre triathlon até chegar ao ano de 1974, nos Estados Unidos, onde em um clube de atletismo, ao dar férias para seus atletas, o treinador prescrevia treinamentos que consistiam em natação e ciclismo para descansarem um pouco do atletismo. Ao voltarem das férias, o treinador fazia um teste com eles para saber se tinham cumprido a planilha de treinamento que era: Nadar 500 metros, pedalar 12 quilômetros e correr 5 quilômetros. A brincadeira perdurou por três anos, sofrendo modificações até a forma atual e primeira apresentação nas olimpíadas de Los Angeles em 1984.



A primeira prova no Brasil foi em sete de fevereiro de 1982, mas as distâncias e ordem das modalidades não eram as atuais, sendo 950 metros  de natação, 7,5 km de corrida e 15 km de ciclismo. Em 13 de maio de 1983, no Rio de Janeiro, foi realizada a primeira prova com a ordem correta das modalidades, nas distâncias 1000 m de natação, 43 km de ciclismo e 11 km de corrida.
O corredor pode levar vantagem no triathlon, pois a corrida e o ciclismo utilizam-se dos mesmos músculos.  A parte mais difícil fica por conta da natação, mas nada que um pouco de dedicação aos treinamentos e esforço não pode ser superado. O importante é estar com um condicionamento físico adequado, exames médicos devidamente realizados. Já estar participando de corridas de rua ajuda e ter consciência que está fazendo duas novas atividades numa mesma atividade.



O triathlon exige muito esforço do praticante, portanto, não tem desculpa, não dá mais para fugir do treinamento de força (musculação). Para agüentar a atividade precisa estar com a musculatura em dia, principalmente, para preservação das articulações.  Saiba organizar a agenda, pois o mais difícil para os triatletas e conciliar trabalho, estudo e treinamentos.
O triathlon trabalha todo o corpo de forma equilibrada, aumento da capacidade aeróbica, além dos benefícios psicológicos. A atividade não é moleza, pessoas que não complementam  a praticam com a musculação, correm o risco de lesões musculares e articulares. Outros problemas como a desidratação, insolação, quedas da bicicleta e até engolir muita água  acompanham o triatleta, portanto cuidados são necessários como em toda prática desportiva.

terça-feira, 22 de maio de 2012

DESCANSAR É PRECISO – TREINAR BEM NÃO QUER DIZER TREINAR COM EXAGEROS


Por William Meirelles - Professor GF CORRIDA

A sensação de bem-estar durante e após uma corrida é tão boa e tão grande que dá até vontade de correr mais, não é?  Tem dias que a corrida está tão legal que dá para “esticar” um treino já longo de 15Km e fazer 20Km, ou dar cinco ‘tiros’ ao invés três programados. Afinal –pensamos - treinando mais, só temos a ganhar, não é? Depende! O treinamento segue princípios básicos que contêm vários tipos de treinos, uma alimentação adequada ao seu treino e, principalmente, a recuperação.



Ou seja, não é necessário chegar ao extremo, muito menos ultrapassá-lo. Pode parecer zelo demais, mas não é: Os excessos levam à queda de rendimento, a lesões ou à temida “síndrome do supertreinamento”.
Supertreinamento ou overtraining é uma consequência do excesso de exercícios. A pessoa perde rendimento de tanto treinar. Ela pensa que sua performance caiu por falta de treino e aumenta a intensidade, piorando ainda mais a situação.  Sintomas de overtraining: cansaço para atividades diárias, perda de massa muscular, fadiga muscular precoce, falta de minerais e vitaminas, desidratação e perda de apetite.
Se você acompanha uma planilha feita por um professor de Educação Física ou até mesmo se segue uma sugerida por uma revista, vai ter benefícios. Mas, se treinar além do que o recomendado, não necessariamente terá mais resultados e, pior, poderá desenvolver lesões, como inflamações e fraturas.
Correr o dobro da planilha não lhe garante benefício. É necessário obedecer ao volume de treino indicado para que não fique desproporcional em relação aos outros da semana. Além disso, se a pessoa correr mais em um dia, não conseguirá fazer a progressão da próxima semana.



Correr sempre correr a mesma distância e com a mesma intensidade faz com que o organismo se ‘acostume’ muito ao treino, reduzindo os resultados. Um corredor que faz quatro treinos na semana, com 6 km, 10 km, 12 km e 8 km, está mais condicionado que um corredor que faz todos os dias 10 km.
O descanso é essencial para que o corpo reponha o glicogênio muscular e regenere as musculaturas, melhorando os resultados.
A dor é um aviso do corpo de que o limite foi ultrapassado. Ë o principal indicio de uma lesão. Portanto, não treine com dores. Se ocorrer uma lesão, procure um médico para resolver seu problema  - e descanse!
Em resumo, claro que é importante ter metas e querer melhorar sempre. Mas exagerar e ir além dos seus próprios limites só o expõe a riscos, sem garantir melhoras de resultados. Respeitando os limites de seu corpo e seguindo o que é proposto em sua planilha, certamente você alcançará seus objetivos com atividade física.  Sem exageros!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Calendário de Corrida 2012 - 2o Semestre


Junho
02/06/2012 Maratona de Estocolmo Estocolmo/ Suécia 42 k
02/06/2012 Ilhabela Revezamento Corpore Ilhabela/SP 105 k
03/06/2012 29ª Maratona Internacional de Porto Alegre Porto Alegre/RS 42km, 10km e Revezamentos
03/06/2012 10ª Corrida do Artilheiro Curitiba/PR 10 k
03/06/2012 10 Milhas parque Náutico Parque Náutico - Curitiba/PR 16,09 k
03/06/2012 Campeonato infantil de Corridas - 2ª Etapa Curitiba/PR 2 k
06/06/2012 Circuito da Lua Cheia 6ª etapa Curitiba/PR 8,6 k e 4,3 k
17/06/2012 Volta do Lago Caixa Brasilia 100 k e 51 k
17/06/2012 Maratona de São Paulo São Paulo/SP 42 k, 25 k, 10 k e 3 k
17/06/2012 Meia Maratona Floripa O2 Florianópolis/SC  21 k e 10 k
17/06/2012 8ª Corrida do Centro Histórico de Curitiba Curitiba/PR 9 k
17/06/2012 Track & Field Curitiba/PR 10 k e 5 k
17/06/2012 Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 2ª Etapa Curitiba/PR 10 k e 5 k
23/06/2012 Mountain Do Campos do Jordão/SP 18 k, 9 k e 4 k
23/06/2012 9a DesaFrio Urubici Urubici/SC 52 k e revezamento
24/06/2012 Meia Maratona de Inverno Curitiba/PR 21 k e revezamento
26/06/2012 Maratona Internacional de Assuncion Assuncion/PY 42 k
Julho
01/07/2012 Circuito das Estações Adidas - Etapa Inverno Jockey Club - Curitiba/PR 10 k e 5 k
01/07/2012 Golden Four Rio de Janeiro Rio de Janeiro/RJ 21 k
08/07/2012 6ª Meia Maratona das Cataratas Foz do Iguaçu/PR 21 k
01/07/2012 Circuito De Corrida Pela Paz Curitiba/PR 10 k
04/07/2012 Circuito da Lua Cheia 7ª etapa Curitiba/PR 8,6 k e 4,3 k
08/07/2012 Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro 2012  Rio de Janeiro/RJ 42 k, 21 k e 6 k
14/07/2012 Ultramaratona 24 horas Corpore Rio de Janeiro/RJ
15/07/2012 Meia Maratona de São Paulo São Paulo/SP 21 k
22/07/2012 Circuito Athenas - Etapa II São Paulo/SP 16 k, 8 k e 4 k
29/07/2012 Circuito Universitário de corridas UFPR - 2ª Etapa Curitiba/PR 10 k
29/07/2012 Revezamento - Das Nascentes do Iguaçu Piraquara/PR 90 k
Agosto
01/08/2012 Circuito da Lua Cheia 8ª etapa Curitiba/PR 8,6 k e 4,3 k
04/08/2012 Maratona de Beto Carrero Penha/SC 42 k e Revezamento
05/08/2012 Golden Four São Paulo São Paulo/SP 21 k
05/08/2012 2ª Corrida da Esperança Curitiba/PR 6 k
18/08/2012 K42 Bombinhas Adventure Marathon Bombinhas/SC 42 k e 12 k
18/08/2012 1ª Maratona de Montanha do RS Três Coroas/RS 42 k
19/08/2012 16ª Corrida da Policia Militar do Pr Curitiba/PR 10 k
19/08/2012 Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 3ª Etapa  Curitiba/PR 5 k e 10 k
25/08/2012 Mountain Do Praia do Rosa/SC 18 k, 9 k e 4 k
26/08/2012 Circuito SESC Caminhada e Corrida Curitiba/PR 10 k
29/08/2012 Circuito da Lua Cheia 9ª etapa Curitiba/PR 8,6 k e 4,3 k
Setembro
02/09/2012 Aquathlon Series 2012  Ilhabela/SP
02/09/2012 Circuito De Corida Pela Paz Curitiba/PR 10 k
02/09/2012 Campeonato infantil de Corridas - 3ª Etapa Curitiba/PR 2 k
02/09/2012 Circuito das Estações Adidas - Etapa Primavera Curitiba/PR 5 k e 10 k
08/09/2012 Ultra Desafio Farroupilha 24 horas Porto Alegre/RS
09/09/2012 Maratona de Punta del Este Punta del Este/URU 42 k
16/09/2012 IX Corrida de Rua da Policia Civil do Paraná Curitiba/PR 12 k
26/09/2012 Circuito da Lua Cheia 10ª etapa  Curitiba/PR 8,6 k e 4,3 k
30/09/2012 5ª Corrida Cultural do Rebouças 2ª etapa Curitiba/PR 5 k e 10 k
30/09/2012 Maratona de Berlin Berlim/ALE 42 k
30/09/2012 Circuito de Corridas Caixa Curitiba/PR 5 k e 10 k
Outubro
01/10/2012 Meia Maratona Noturna Curitiba/PR 21 k
07/10/2012 Maratona de Chicago Chicago/EUA 42 k
14/10/2012 Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 4ª Etapa Curitiba/PR 5k e 10k
20/10/2012 Fila Night Night Run  Curitiba/PR 5k e 10k
20/10/2012 Mountain Do Lagoa da Conceição Florianópolis/SC  73 k e revezamentos
20/10/2012 Maratona Noturna do Pq Barigui Curitiba/PR 42 k e Revezamento
21/10/2012 12ª Corrida da Serra da Graciosa  Morretes/PR 20 k
21/10/2012 Campeonato infantil de Corridas - 4ª Etapa Curitiba/PR 2 k
21/10/2012 Circuito das Industria - Etapa Volvo  Curitiba/PR 10 k
21/10/2012 Circuito Universitário de corridas UFPR - 3ª Etapa Curitiba/PR 10 k
21/10/2012 Maratona de Amsterdan Amsterdan/HOL 42 k
28/10/2012 4ª Corrida do Material Bélico Curitiba/PR 5k e 10k
31/10/2012 Circuito da Lua Cheia 11ª etapa Curitiba/PR 8,6 k e 4,3 k
Novembro
04/11/2012 Maratona de Nova York Nova York/EUA 42 k
04/11/2012 Circuito Athenas São Paulo/SP 21k, 10k e 4k
04/11/2012 Golden Four ASICS  Brasilia 21 k
11/11/2012 Corrida do Graciosa Country Club Curitiba/PR 10 k
11/11/2012 Circuito de Corrida longevidade Curitiba/PR 6 k e 3 k
11/11/2012 8ª Maratona de Revezamento Paquetá esportes Porto Alegre/RS 42 k e Revezamento
17/11/2012 K42 Adventure Marathon Argentina Argentina  42 k, 15 k
18/11/2012 Maratona de Curitiba Curitiba/PR 42 k e 10 k
25/11/2012 Circuito SESC Caminhada e Corrida  Curitiba/PR 5k e 10k
28/11/2012 Circuito da Lua Cheia 12ª etapa Curitiba/PR 8,6 k e 4,3 k
Dezembro
02/12/2012 Circuito das Estações Adidas - Etapa Verão Curitiba/PR 5k e 10k
02/12/2012 Circuito De Corida Pela Paz  Reg. Matriz - Curitiba/PR 10 k
02/12/2012 17ª Corrida do Parque Tingui Curitiba/PR 9,7 k
08/12/2012 Assessocor Night Run São José dos Pinhais/PR 10 k
16/12/2012 Circuito Universitário de corridas UFPR - 4ª Etapa Curitiba/PR 10 k
31/12/2012 São Silvestre São Paulo/SP 15 k
31/12/2012 Corrida de Santo Onofre Araraquara/SP 7,5 k

Corrida do Artilheiro – Acerte o alvo você também


Será realizada no dia 03 de junho a tradicional prova do Artilheiro, que já está em sua 10ª edição. A corrida é para comemoração do dia da Artilharia



A prova é organizada pelo 5º grupo de Artilharia (5º GAC AP) e coordenação técnica da Triativa eventos.
A largada acontece na Avenida Marechal Floriano Peixoto 9190 e percorrerá as ruas do bairro Boqueirão.  O inicio da prova é as 8h da manhã com os atletas que correrão 5 km e as 8h10m para os atletas do percurso de 10 km, faça chuva ou sol.
Haverá premiação para as categorias nos 10 km para militares e civis e nos 5 km somente no geral.
A novidade do ano é que as medalhas de participação da Corrida da Artilharia formarão uma mandala com as medalhas da prova do Exercito realizada em Abril.
As inscrições podem ser feitas no site www.assessocor.com.br ou no www.chiptiming.com.br. Vale a pena participar.

Duathlon do Bosque da Uva – Prova sem refresco


O frio matinal de Colombo não assustou os 100 atletas participantes do 9º Duathlon Triativa, que dessa vez foi realizado no Bosque da Uva no centro da cidade da região metropolitana de Curitiba.



A prova rápida foi vencida pelo pelo experiente Alexandre Loyola, vice-campeão sulamericano de duathlon, com o tempo de 52m27s seguindo de Thiago Assd e com terceiro lugar disputado entre a o jovem atleta Kauã Cardoso e Cleverson Del Sech.
No feminino a vitória foi da Catarinense Marcia Cristina dos Santos com o tempo de 1h08m, seguida por Renata Tozzeto de Carvalho e Maurete Shumacher (foto).


Para Rogério Ritter, campeão da categoria 40 a 44 anos, a prova foi muito bem elaborada e organizada proporcionando uma performance maior dos atletas. –“A prova foi muito forte, valeu participar com as feras e claro, garantir um pódio”, ressalta Rogério.
A 2ª etapa do paranaense de Duathlon acontece em Ponta Grossa. Mais informações www.triativa.com.br

Abdomêm forte e definido – “Todo mundo pira”


Por William Meirelles - Professor GF CORRIDA

Não somente por beleza, mas ter um abdômen definido e musculoso é fundamental para saúde.
A musculatura abdominal é fundamental para o corpo humano, principalmente para os praticantes de atividade física. Na maioria das vezes treinamos toda a planilha de corrida ou a série de musculação e não damos tanto valor a esses músculos,  portanto lembre-se que enquanto melhora o “tanquinho”está melhorando sua saúde e sua performance.



Segundo Galopin (1980) o abdômen influi em aspectos como digestão, respiração. Também estabiliza a coluna vertebral  e proporciona equilíbrio postural. São músculos da região abdominal:
 O reto do abdômen (aquele dos gominhos) – Responsável pela flexão do tronco.
Os oblíquos – Fazem a rotação do tronco
Os transversos – Pressionam os órgãos para o tórax (encolhemos a barriga). Importante na respiração.
O psoas – Flexão do quadril
Quadrado lombar – Flexão lateral do quadril.



A musculatura da região é constituída de 55 a 58 % de fibras do tipo 1, 15 a 23% de fibras do tipo 2a, e 21 a 23 % do tipo 2b permitindo a musculatura abdominal versatilidade na produção de movimentos curtos e rápidos ou movimentos prolongados do tronco (JOSEPH & KATHLEEN, 1999).
Para quem corre, nada, pedala e faz musculação é uma região importante e não pode deixar de ser treinada. Levará vantagem na eficiência mecânica, diminuindo a exigência sobre a região lombar quem tem uma barriguinha sarada. Procure um profissional em Educação física para montar um programa de treinamento adequado de abdominais.

sábado, 19 de maio de 2012

Duathlon agita Colombo nesse Domingo


Colombo será invadida por atletas do Paraná neste domingo (20/05) no 9º Circuito de Duatlhon Triativa, primeira etapa do campeonato paranaense 2012.



A largada é no parque Bosque da Uva às 8h. A prova consiste em 3 km de corrida, 20 km de ciclismo e 3 km de corrida novamente.



A organização garante que será uma prova bonita, rápida e desafiadora. O trajeto do ciclismo será de 10 km cada volta e a corrida será realizada toda dentro do Bosque da Uva. Vale à pena conferir

Ultramaratonas – Para quem não tem preguiça de correr

Por William Meirelles - Professor GF CORRIDA


As ultramaratonas estão em alta. A cada dia surge uma nova prova de tirar o fôlego. Encara o desafio? Se você já corre maratonas é um forte candidato ao time.

Provas com mais de 48 km são consideradas ultramaratonas e podem chegar até mais de 240 km de distância. A maioria dos praticantes prefere ficar nas dist6ancias intermediaras, entre 50 a 80 km.
Especialistas afirmam que correr 80 km não é dobro de trabalho da maratona e nem precisa treinar o dobro. O objetivo é ensinar o seu corpo a suportar as longas distâncias e fazê-lo recuperar o suficiente para isso. O ideal manter uma corrida longa semanal e o quanto mais longa ela for, mas o corpo precisará de descanso.


Para se ter uma idéia de como é o treinamento para uma ultramaratona de 80 km, Deve-se fazer o treinamento de força na musculação, combinados com alongamentos e somente correr de 80 km a 90 km semanais, corredores profissionais nunca fazem 80 km em um dia e trabalhar bem o psicológico.
A recuperação tem que ser suficiente. As grandes distâncias são extenuantes e é imprescindível programar o descanso no dia seguinte. Saiba parar. 
Algumas provas são famosas no Brasil. Uma delas é a Volta à ilha de Florianópolis, que duplas superam o percurso de 150 km e Desafio Urubici, em Santa Catarina também, onde os participantes encaram o 50 km numa temperatura de menos 5ºC.
O desafio é grande, portanto é importante para quem pretende encarar o desafio é sempre estar acompanhado do professor em Educação Física para discussão de melhor forma de garantir sucesso no objetivo.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

EQUIPE DE CURITIBA É ESPERANÇA DE MEDALHAS EM CAMPEONATO BRASILEIRO DE CICLISMO EM MARINGÁ

Com equipe renovada, GF Ciclismo/Unilance participa da competição apostando em novos talentos do ciclismo de pista e estrada
Atletas de base das principais equipes de Ciclismo do Brasil participam nesta semana, em Maringá, no Noroeste do Estado, do Campeonato Brasileiro de Pista e Estrada Jr/Juvenil. A competição começou nesta quarta-feira, dia 16 de maio, e vai até domingo, dia 20. A disputa está acirrada, revelando talentos do ciclismo brasileiro.

A equipe GF Ciclismo/Unilance, que tem se destacado em competições locais e nacionais há mais de dois anos, aposta em medalhas, especialmente para os atletas Gustavo Oliveira, da categoria Júnior, e Fábio Pereira Dalamaria, o “Fabinho”. Mesmo muito jovens, os dois atletas são experientes e vitoriosos nas pistas. Gustavo integrou a equipe adulta no Brasileiro de Pista, em março deste ano e teve bons resultados. Já Fabinho teve um desempenho muito bom ano passado nas Olimpíadas Escolares em João Pessoa – PB conquistando duas medalhas de bronze para o Estado.




A formação das equipes de base é um dos grandes focos da GF Ciclismo/Unilance. “Mesmo com uma renovação de 70% da equipe, temos alcançado excelentes resultados. A intenção com o foco nas categorias de base é formar melhores atletas e cidadãos. Estamos preparando nossos atletas para a disputa dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude. Vamos melhorar ainda mais o rendimento alcançado em 2011, agora com um apoio técnico ainda mais efetivo”, afirma o diretor desportivo da equipe, Edson Ferreira, o professor Nescau. Os atletas estão em Maringá acompanhados do técnico da Equipe,professor Deni Souza. A organização do Campeonato Brasileiro de Pista e Estrada está a cargo da CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo (www.cbc.esp.br ).
Apoio e crescimento
A GF Ciclismo/Unilance acaba de conquistar o patrocínio da Copel, o que vai possibilitar mais estrutura para a equipe se firmar nas principais competições do país. A equipe tem também o apoio das empresas Consórcio Unilance, HigiControl - Soluções Ambientais, Nutriall - Produtos Naturais e Suplementos, AW Comunicação, Itupava Construções, Mauro Ribeiro Sports, Moldura Minuto, Dvd Caffé e Pedale Bikes.
PARA MAIS INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS, ENTRE EM CONTATO:
AW COMUNICAÇÃOwww.adrianewerner.com.br – (41) 3082-8882
JORNALISTA ADRIANE WERNERadriane@adrianewerner.com.br – (41) 8863-0464